Teodoro Sampaio – Familia Pereira e Dias

[dropcap]A [/dropcap]cidade de Teodoro Sampaio ocupa terras que faziam parte da Fazenda Cuiabá. A área de 28.341,8 alqueires da Fazenda Cuiabá teve o primeiro proprietário José Theodoro de Souza.

A Fazenda Cuiabá, situada nos municípios de Presidente Venceslau e Santo Anastácio, passou por sucessivas vendas até que foi partilhada em três partes.

Em 18 de outubro de 1950, José Miguel de Castro Andrade e Odilon Ferreira, fundam a Organização Colonizadora Engenheiro Teodoro Sampaio S/C que administrava 1.200 alqueires da Fazenda Cuiabá, pertencentes ao Coronel Pires.

[dropcap]E[/dropcap]m 1951, a Organização Colonizadora Engenheiro Teodoro Sampaio logo após sua constituição, iniciou a venda de lotes no futuro patrimônio e sítios.

A primeira derrubada para formação do patrimônio de Theodoro Sampaio, ocorreu em outubro de 1950 quando começam a chegar os primeiros moradores de Teodoro Sampaio. Bem antes da formação do patrimônio estabeleceram-se inicialmente nas proximidades dos ribeirões Águas Claras até o Córrego Seco.

Antônio Pereira veio conhecer as terras do Fazenda Cuiabá no ano de 1950, junto com o seu cunhado Manoel Dias. Suas famílias residiam em Echaporã (SP). Depois compraram da Colonizadora, lotes nas proximidades do Ribeirão Águas Claras.

[dropcap]E[/dropcap]m 1951, Antônio Pereira era filho de português, muda-se para o lote com a sua família a esposa Rosa Cioni Pereira e os filhos José Pereira (que veio com a esposa Alice do Silva Pereira e o filho Leontino Pereira), Aparecida Benta Pereira de Souza (veio com seu esposo Antônio Caetano de Souza e o filho Nilson Aparecido de Souza), Helena Pereira, Anísio Pereira, Horácio Pereira e Silvino Pereira. No sítio cultivavam algodão, café, arroz e milho.

Manoel Dias, conhecido por Manoel “Português”, chegou em Teodoro Sampaio no ano de 1951, com sua esposa Santina Cioni e os filhos Geraldo Dias, Aparecido Dias, Maria Dias, Delga Dias e Nadir Dias.

Ficaram instalados no sítio no Águas Claras até o final do ano 1956.

Quando vendeu o sítio, mudou-se de Teodoro Sampaio.

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com