Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Origem do Sobrenome

Sobrenomes toscanos mais comuns

Os sobrenomes mais comuns na Toscana, ao contrário, por exemplo, da vizinha Emilia Romagna, não são aqueles ligados a ofícios, proveniência ou aparência física, mas a nomes próprios como Paoli, Pieri e Salvadori.

Mas a principal característica dessa categoria é a brevidade (especialmente sobrenomes curtos com duas sílabas) muitas vezes obtida pelo truncamento de nomes pessoais: Landi (de Rolando), Baldi (de Ugobaldo), Gori (de Gregorio), Pucci (de Filippo ou Giacomo ) , Neri (de Rainero), Cioni (de Baldiccione ou Ugoccione), Pacini (de Buonapace), Berti (de Adalberto), Bini (de Albino ou Begnamino), Dini (de Guido, Aldo, Corrado), Vanni, Vannini e Vannucci (de Giovanni), Dati (de Donato ou Diodato), Bonci (de Boncius ou Barone), Betti (de Benedetto), Borsi e Corsi (de Accorso ou Bonaccorso), Benni (de Bencivenni ou Benno).

A primazia dos sobrenomes atribuídos às crianças abandonadas pertence a Lucchesi, seguido de perto por Innocenti, Nocenti, Nocentini e Degl’Innocenti. Embora sejam menos frequentes, existem no entanto as referências clássicas a ofícios, títulos nobres e lugares de origem: Conti, Fabbri, Ferrari, Barbieri, Baroni, Sarti, Mugnai e Mugnaini, Magnani, Mancini, Cappelli e Cappellini, Grassi, Biondi, Martelli, Ciampi, Lombardi, Pratesi.

O sobrenome CIONI

A origem do sobrenome italiano Cioni não é clara. As pesquisas, no entanto, sugerem que ele seja derivado do nome de uma pessoa chamada Giovani. Neste caso o sobrenome é classificado como uma derivação patronímica, do nome próprio do pai, de um avô, ou também de um antepassado mais distante do fundador desta estirpe.

Na época medieval, antes que fosse adotado um sistema convencional de sobrenomes hereditários, o uso de um apelido, ou de uma referência à atividade desenvolvida por um indivíduo, ou à sua paternidade, ou ao local de origem era difundido e era aceito como forma de identificação.

O sobrenome Cioni significaria então filho ou descendente de Giovanni.

Uma outra hipótese é de que o sobrenome possa ter se originado na derivação de uma forma aumentativa de nomes como Ugo ou Baldo (por exemplo, Uguccione ou Baldiccione), ou através de nomes hipocorísticos como Lorenzo ou Vincenzo (na forma Nencio).

Alguns personagens que marcaram a história

O sobrenome Cioni está presente no centro-norte da Itália com prováveis ​​origens toscanas-emilianas.

Uma das primeiras referências documentadas sobre esse sobrenome é de um tal Giovanni Cioni, joalheiro, documentado no século XIV.

Dos arquivos da cidade de Florença se encontra além disso Andrea Del Verrochio (Andrea di Francesco di Cione ou Cioni) nascido em 1435, artista florentino italiano que esteve ativo durante a Renascença. Era escultor, ourives e pintor, e trabalhou na corte de Lorenzo de Médici. É considerado um dos pintores mais influentes de seu período. Entre seus alunos incluem-se Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Perugino e Ghirlandaio. Também influenciou Michelangelo e foi um escultor de primeira grandeza. O nome do pai aparece no documento como Michele Di Cioni ou Cione.

Referências seguintes ao sobrenome resultou na descoberta dos documentos no centro de Montaione (Florença), onde se lê que um Antonio Maria Gaetano Cioni casou-se com uma certa Maria Rosa Luisa Poli, em 7 de setembro 1812, e che Regolo Cioni nasceu em 11 de setembro de 1846 de Angelo Cioni e Caterina Berrettini.

Na cidade de Livorno foi celebrado o casamento de Armida Cioni e Giuseppe Valli em maio de 1884.

Entre as pessoas de destaque que possuiram este sobrenome foram: Giovanni Battista Cioni, nascido em 1556 e morto em 1623, da ordem dos Padri Seviti, fundado em Florença no ano de 1233;

Entre um grupo de sete nobres cidadãos, existiu um tal Giammaria Cioni, pintor documentado no século XVIII;

Também há referências a Gaetano Cioni, nascido em 1760 e morto em 1851, que se distinguiu como médico, químico, filólogo e lexicógrafo e Emilio Cioni, alaudista mencionado entre 1884 e 1894.

Variações do Sobrenome

Ciona é praticamente única.
Cione é decididamente da região de Campânia.
Cionini é tipicamente toscana, da área que inclui Pisa, Livorno e a área vizinha de Grosseto.
Cionna é um sobrenome marchigiano específico da província de Ancona.
Cionni, muito raro, é do Lácio, talvez dos romanos.