Para onde foram os irmãos de meu avô?
[dropcap]D[/dropcap]epois que descobri que meu avô tinha mais irmãos do que eu imaginava, fiquei curioso em saber qual teria sido o destino de cada um deles.
Para onde foram e qual o motivo da mudança?
Aos poucos fui encontrando pessoas pela internet que eram descendentes desses irmãos e irmãos e obtendo informações sobre a família de cada um.
A vontade de conhecê-los foi se formando e conforme o tempo passava, a idéia de viajar e fazer uma visita a essas pessoas para conhecê-las pessoalmente e ouvir suas histórias me encantava cada vez mais.
[dropcap]C[/dropcap]onversando com minha esposa, combinamos que eu tiraria alguns dias de férias e que nós iríamos fazer essa viagem.
Entrei em contato com essas pessoas, avisei que estaria visitando a região e perguntei se nós poderíamos visitá-los, nem que fosse de passagem.
Algumas pessoas me responderam e, à partir disso, planejamos nossa viagem: Fomos até Primavera-Rosana (cidade mais distante) e na volta passamos por Teodoro Sampaio (SP), Assis (SP), Echaporã (SP) e Marília (SP)
O ramo principal
[dropcap]P[/dropcap]ara que os leitores não se percam na narrativa, o ramo principal que deu origem a todos as pessoas que conheci nessa viagem é formado pelo casal Giacomo Cioni e Venusta Comellini e seus filhos:
[su_list icon=”icon: check”]
- Angelo Cioni, casado com Dolores Lopes
- Giuseppe Cioni
- Augusto Vincenzo, casado com Philomena Romanini, que foi viver na cidade de Echaporã(SP)
- Luigi Cioni, casado com Ormezinda das Neves, que foi viver na cidade de Matão(SP)
- Alberto Cioni, casado com Florinda da Silva, que foi viver na cidade de Araraquara(SP)
- Pedro Cioni
- Eliseo Cioni
- Maria Genevieffa Cioni, casada com Michelangelo Antonucci, que foi viver na cidade de Marilia (SP)
- Rosa Cioni, casada com Antonio Pereira, que foi viver em Teodoro Sampaio(SP)
- Santa Cioni, casada com Manoel Dias, que foi viver na cidade de Teodoro Sampaio(SP)
- Amália Cioni
- Pasqua Cioni
- José Cioni, casado com Júlia Renzi, que foi viver na cidade de Echaporã(SP)
[/su_list]
Primavera (Rosana)
São pessoas maravilhosas, perfeitos anfitriões.
Foram momentos muito gostosos em companhia dessa familia tão alegre que mal saímos rumo a outras paradas e já estávamos com vontade de voltar!
Teodoro Sampaio
Um pouco de história: A colonização de Teodoro Sampaio teve início em outubro de 1950. Nesse ano, Antônio Pereira veio conhecer as terras junto com o seu cunhado Manoel Dias.
Suas famílias residiam em Echaporã (SP). Depois compraram da Colonizadora, lotes nas proximidades do Ribeirão Águas Claras.
Em 1951, Antônio Pereira muda-se para o lote com a sua família, a esposa Rosa Cioni Pereira e os filhos José Pereira (que veio com a esposa Alice do Silva Pereira e o filho Leontino Pereira), Aparecida Benta Pereira de Souza (veio com seu esposo Antônio Caetano de Souza e o filho Nilson Aparecido de Souza), Helena Pereira, Anísio Pereira, Horácio Pereira e Silvino Pereira. No sítio cultivavam algodão, café, arroz e milho.
Manoel Dias, conhecido por Manoel “Português”, chegou em Teodoro Sampaio no ano de 1951, com sua esposa Santa Cioni e os filhos Geraldo Dias, Aparecido Dias, Maria Dias, Delga Dias e Nadir Dias. Ficaram instalados no sítio no Águas Claras até o final do ano 1956 quando vendeu o sítio e mudou-se de Teodoro Sampaio.
Assis
Em Assis, conhecemos alguns descendentes de Augusto Cioni.
Conhecemos Maria Cioni, filha de Augusto Cioni, irmão de meu avô e também José Renato Cioni, um descendente de José Cioni que estava de passagem por aquelas bandas:
Echaporã
Depois fomos para Echaporã conhecemos alguns descendentes de José Cioni, irmão de meu avô Alberto. Conhecemos a família de Ivo Cioni e também conhecemos a família de Adair Cioni.
Marília
E por fim, conhecemos Luciana Cioni, também filha de Ivo Cioni de Echaporã, e sua lindíssima filha Ana Júlia.
De volta para casa
Quando saímos de São Paulo naquela manhã de terça feira rumo ao Pontal do Paranapanema para conhecer os parentes Cioni daquela região, não esperávamos fazer uma viagem tão divertida e tão prazeirosa.
Conhecemos pessoas incríveis e infelizmente não conseguimos visitar a todos. Fica para uma proxima vez, que temos certeza que será em breve!
Agradecemos a todos pela acolhida maravilhosa!