A Coleção Ceramelli Papiani, estabelecida há muitos anos por Enrico Ceramelli Papiani (1896-1976), e hoje mantida no Arquivo do Estado de Firenze, é composta por quase 8.000 arquivos, pertencentes a famílias toscanas de origem antiga; cada arquivo contém informações genealógicas e heráldicas retiradas de fontes documentais conservadas no Arquivo florentino ou em outros institutos de arquivo e bibliotecas da Toscana.
Ao longo de vários anos, procedeu-se a um arquivamento completo do acervo, com particular referência aos brasões (isto é, às descrições heráldicas) constantes dos arquivos. O presente projeto consiste na criação de um banco de dados elaborado a partir das fichas descritivas dos brasões das famílias toscanas, associando a catalogação às imagens digitalizadas das armas nobres, retiradas de diversos fundos arquivísticos dos Arquivos do Estado de Florença e outros Arquivos da Toscana. Tudo acompanhado de um aparato crítico que tem em conta, sempre que possível, as razões históricas e/ou genealógicas que justificam a presença de determinados elementos no brasão e nas suas variantes: concessões, mesinhas, admissões ao ‘povo florentino’, a cidadania, enobrecimentos.
A inserção online da base de dados digitalizada assim estruturada e equipada permite a realização de buscas por meio de chaves de acesso múltiplas, com o intuito de auxiliar estudos históricos, histórico-artísticos, além de buscas heráldicas e genealógicas mais estritamente heráldicas.
Nas pequisas realizadas nesse arquivo histórico, encontrei alguns registros de brasões de nossa família:
Referência: Arquivo de Estado de Firenze